PREVIDENCIÁRIO: REVISÃO DA VIDA TODA – TEMA 1102 – STF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal, por maioria de votos, decidiu que é possível a aplicação de regra mais vantajosa à revisão da aposentadoria de segurados que tenham ingressado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) antes da Lei 9.876/1999, que criou o fator previdenciário e alterou a forma de apuração dos salários de contribuição para efeitos do cálculo de benefício.

Para os segurados filiados antes da edição da lei, a regra transitória abrangia apenas 80% das maiores contribuições posteriores a julho de 1994, período do lançamento do Plano Real, que controlou a hiperinflação. Já a regra definitiva leva em consideração 80% dos salários de contribuição de todo o período contributivo.

A matéria foi discutida no Recurso Extraordinário (RE) 1276977, com repercussão geral (Tema 1.102). Prevaleceu o entendimento de que, quando houver prejuízo para o segurado, é possível afastar a regra de transição introduzida pela lei, que exclui as contribuições anteriores a julho de 1994.

A tese pode beneficiar os segurados que tinham salário mais elevado antes de julho de 1994. Assim é recomendável que o segurado que ingressou no Regime Geral  de Previdência social antes da edição da antes da Lei 9.876/1999, faça o cálculo prévio comparando os dois sistemas para se certificar qual lhe é mais vantajoso.

(Fonte: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=498397&ori=1)

menu